30nov

Surpreendentemente, os avanços tecnológicos podem causar receio em alguns profissionais que estão habituados a modelos “menos avançados”. Portanto, é fundamental estar disposto a ouvir as opiniões sobre mudanças, como a troca do pacote tradicional de benefícios por uma verba para benefícios flexíveis, a substituição do banco de horas por uma jornada flexível, ou a implementação de canais de atendimento e relacionamento com o RH, entre outros! A pesquisa interna, seja por amostragem ou global, é uma sugestão valiosa para compreender as diferentes perspectivas dos colaboradores. É necessário se falar sobre gestão de pessoas!

Fator Flexibilidade (Na vida e no Trabalho).

Uma pesquisa de 2023 realizada pelo grupo Great People, responsável pelo ranking e certificação das melhores empresas para se trabalhar, revelou que a cultura flexível está sendo cada vez mais valorizada em aspectos como modalidade de trabalho, jornada, benefícios e carreira. Diversas ferramentas, como benefícios flexíveis, contribuem para atender às necessidades individuais, proporcionando satisfação aos colaboradores.

Local de trabalho:

A última revolução tecnológica durante a pandemia da COVID-19 transformou a forma como trabalhamos, gerenciamos equipes e mantemos o clima organizacional. O modelo de trabalho remoto tornou-se realidade, trazendo novas ferramentas e filosofias relacionadas à jornada de trabalho. Embora o trabalho 100% remoto seja uma opção, mais de 52% das pessoas prefeririam um modelo híbrido, e cerca de 64% consideram o modelo presencial (mesmo esporádico) necessário para algumas tarefas. Como a tecnologia pode adaptar o modelo de trabalho híbrido e manter os colaboradores engajados?

Essa é uma pergunta que só será respondida de acordo com a cultura da empresa! O uso de canais de informação e comunicação digitais, desde e-mails e chats até escritórios virtuais, pode promover uma maior conexão em tempo real, proporcionando uma sensação de proximidade.

Tenha um canal de comunicação com o RH:

Empresas com grandes equipes distribuídas ou que trabalham em turnos têm implementado canais de atendimento da área de Recursos Humanos, seja por formulários online, aplicativos ou telefone. Esse tipo de serviço otimiza a relação do RH com os colaboradores, aproximando-se sem a necessidade de deslocamento, contribuindo para resolver questões burocráticas de forma mais eficiente.

Invista em inteligência artificial nos processos seletivos.

Conclusão

É crucial que os gestores de RH estejam abertos às oportunidades que a tecnologia oferece para fortalecer o reconhecimento e a credibilidade dessa área em constante evolução. As formas como a tecnologia apoia a mudança nos modelos de trabalho ajudam os RHs em todo o mundo a proporcionar uma melhor experiência no dia a dia dos colaboradores, contribuindo para alcançar o tão procurado EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E PESSOAL.

Para mais insights sobre gestão de pessoas e tecnologia, visite o blog da Shark IT.

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